terça-feira, 11 de outubro de 2011

Usuários não configuram suas redes Wi-Fi de maneira segura, aponta estudo

Uma nova pesquisa realizada em nome da Wi-Fi Alliance mostra que enquanto os usuários de conexão sem fio estão conquistando avanços na área de segurança, eles continuam deixando suas redes wireless abertas demais para intrusos.

O estudo, conduzido em parceria com a Wakefield Research, revelou que 86% dos usuários de Wi-Fi tomaram cuidados básicos em relação à segurança e privacidade ao configurarem seus pontos de acesso e roteadores. No entanto, enquanto 97% das pessoas pesquisadas afirmaram que os dados de suas redes estão seguros, esses mesmos usuários somaram uma média de 66% quando perguntados a respeito de uma série de recomendações de privacidade e segurança que deveriam ser tomadas. Cerca de 59% falharam ao usuar senhas que possuíam critérios de segurança básicos, 62% desligaram a opção de compartilhamento automático e apenas 18% utilizam VPNs quando se conectam a um hotspot.

A Wi-Fi Alliance recomenda habilitar a configuração WPA2 de criptografia, criar senhar fortes para a rede (com pelo menos 8 caracteres, misturando letras e símbolos), alterá-la regularmente e desligar dispositivos de compartilhamento automático para evitar conexões com redes suspeitas. Foram feitas durante o mês de agosto 1.000 entrevistas com diversas pessoas nos EUA.

Perigos na rede e nas estradas

Os resultados do estudo de certa maneira lembram os dados obtidos em outro estudo recente, esse todavia focado em pessoas que enviam SMSs enquanto dirigem, conduzido pela AAA Foundation for Traffic Safety.

Entre os pesquisados, quase 95% afirmaram consideram outros motoristas que enviam SMS ou e-mail enquanto dirigem como um perigo para sua própria segurança. No entanto, 35% desses mesmos entrevistados confessaram que já enviaram ou leram mensagens enquanto estavam no volante no último mês. De acordo com o estudo, 88% dos condutores consideram utilizar o celular para fazer ligações enquanto dirigem um risco à segurança, mesmo que dois terços destes admitam ter falado no telefone ao volante nos últimos 30 dias.

Essa pesquisa foi feita pela internet durante o mês de junho e envolveu 3 100 participantes residentes nos EUA.

FONTE: IDG NOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário